As mais famosas atrizes portuguesas da SIC são nomes que quase todos os portugueses conhecem tanto pela fama que alcançaram com os seus papéis como pela sua sensualidade. 

 A SIC tem uma tradição profunda em apostar na ficção nacional, desde que surgiu nos anos 90.

 No entanto, foi na mudança de século que esta deu um enorme salto qualitativo, afirmando-se no panorama nacional televisivo. Primeiro, a aposta deu-se sobretudo a nível das séries, com títulos marcantes como “Médico de Família”, por exemplo. 

Mais tarde seguiram-se as novelas, uma aposta que continua a dar frutos ainda hoje. Entretanto, a SIC manteve durante 5 anos uma parceria com a Rede Globo, verdadeira instituição brasileira da telenovela, que permitiu também que vários atores portugueses atravessaram o Atlântico para completarem os elencos das produções do canal brasileiro. 

 Tudo isso contribuiu para que a SIC se estabelecesse como uma das grandes criadoras de ficção televisiva em Portugal, descobrindo jovens talentos e mantendo na sua carteira vários nomes bem conhecidos do grande público.


Luciana Abreu



Existem poucas atrizes em Portugal com a projeção que Luciana Abreu já teve e continua a ter, fazendo dela uma das atrizes portuguesas da SIC mais populares.

Depois de algumas passagens por programas de talentos, Luciana Abreu tornou-se na protagonista da série juvenil “Floribella”, que a catapultou para um sucesso estrondoso.

Desde então, a atriz tornou-se num fenómeno nacional, tanto nos ecrãs como nas revistas cor-de-rosa. Experimentou ainda a apresentação, mas tem sido na ficção e na novela em particular que tem tido os seus maiores sucessos.

Apesar de já ter experimentado a RTP e a TVI, é na SIC que Luciana Abreu tem construído a sua carreira na representação, onde se mantém em exclusividade desde 2017.

Neste período participou, entretanto, nas novelas “Espelho D’Água”, “Terra Brava” e “Amor Amor”, ao mesmo tempo que apresenta o “Estamos em Casa”, programa de variedades da estação de Carnaxide.

Júlia Palha

Conhecida pelas suas decisões acertadas, a SIC não tem medo de apostar em jovens nomes para as suas produções, tendo sido responsável nas últimas décadas por revelar e estabelecer vários novos atores nacionais.

Atualmente, a atriz Júlia Palha é, provavelmente, a grande jovem atriz da estação de Carnaxide, onde se encontra desde 2021, quando protagonizou a novela “A Serra”.

Nascida em Vila Franca de Xira, em 1988, Júlia Palha tem mantido uma carreira em paralelo na moda, sendo um dos mais requisitados rostos das passarelas portuguesas na atualidade.

Entretanto, a jovem atriz anunciou uma pausa na carreira, para se dedicar em exclusivo à representação, aproveitando então este hiato para aprofundar os seus conhecimentos e terminar alguns cursos de formação na área.

Cláudia Vieira


Se há atrizes portuguesas da SIC que dispensam apresentações, uma delas será certamente Cláudia Vieira. A jovem actriz, nascida em Loures em 1978, é uma das caras fortes da estação de Carnaxide, se bem que foi na competição que se deu a conhecer ao grande público.

Foi na série “Morangos com Açúcar”, essa verdadeira instituição que revelou vários jovens em Portugal, que Cláudia Vieira se tornou num caso sério de sucesso.

Foi entre 2004 e 2005 e, logo em seguida, a atriz deu o salto para as novelas, nomeadamente “Fala-me de Amor” e “Ilha dos Amores”. Entretanto, foi contratada pela SIC em 2008, para protagonizar a novela “Podia Acabar o Mundo”, e nunca mais abandonou a estação, onde trabalha também como apresentadora.

Aliás, prepara-se mesmo para estrear o seu novo programa, “Can you see your Voice”, a nova aposta da SIC no segmento dos programas de talento. Jovem, talentosa e bonita, Cláudia Vieira é uma combinação explosiva de características positivas, que fazem a SIC continuar a apostar em si.

Sara Matos


A jovem Sara Matos é outra atriz que se deu a conhecer aos portugueses na série da TVI, “Morangos com Açúcar”, essa verdadeira escola e instituição da representação em Portugal.

Foi em 2009 que a jovem atriz lisboeta, nascida em 1989, começou a dar nas vistas e rapidamente assinou um contrato de exclusividade com a estação de Queluz.

No entanto, a SIC não perdeu tempo e, assim que conseguiu, resgatou-a para as suas fileiras. Sara Matos mantém contrato de exclusividade com a SIC, onde se encontra desde 2016, altura em que se estreou com “Amor Maior”.

Ao mesmo tempo que mantém a sua carreira na representação, fazendo parte inclusive do elenco de “Amor Amor”, a grande novela da atualidade da SIC, Sara Matos prepara-se para uma nova aventura. A atriz vai apresentar a sétima edição de “Ídolos”, o mais importante programa de talentos da televisão portuguesa.

Sofia Alves


Durante muito tempo, Sofia Alves foi a rainha da novela portuguesa. Foi por alturas da mudança de milénio, quando a atriz protagonizou duas irmãs gémeas na novela sensação da TVI, “Olhos de Água”.

Era a consolidação de uma carreira na representação sempre ascendente, que começou pela mão do neste Manoel de Oliveira, que a convidou para participar no seu clássico “Vale Abraão”.

Entre o cinema e o teatro, Sofia Alves, que nasceu em Luanda em 1973, chegou ao pequeno ecrã pela RTP, tendo integrado várias novelas do canal público, com destaque para “A banqueira do povo” ou “Vidas de Sal”.

Entretanto, tornar-se-ia um dos rostos principais da TVI, onde se manteve até 2021, altura em que assinou pela SIC. Foi a vilã na novela “A Serra”, no seu regresso à televisão, depois de algum tempo dedicada em exclusivo à sua grande paixão, o teatro.

Diana Chaves


Da capa de revistas para as televisões dos portugueses. Foi assim que Diana Chaves se revelou ao público nacional, na capa da revista “Maxmen”.

Daí até ao convite para o reality show da TVI, “1ª Companhia”, foi um pequeno pulo. Tudo isso, aliado ao namoro mediático com o ator Rodrigo Menezes, catapultaram-na para a fama, que chegaria com a participação na série juvenil “Morangos com Açúcar”.

Diana Chaves, nascida em 1981 em Lisboa, manteve-se na estação de Queluz até 2008, altura em que assinou contrato de exclusividade com a SIC, onde se mantém até à data.

Diana Chaves é um dos rostos do canal de Carnaxide, sendo uma profissional bastante versátil, que tanto participa nas novelas ou nas séries de ficção da SIC, como é uma apresentadora bastante requisitada.

Atualmente, é o rosto do programa da manhã do canal, juntamente com João Baião, depois de ter sido uma das protagonistas da novela “Golpe de Sorte”, em 2019. A atriz também já fez dobragens para desenhos-animados, cinema e teatro.

Alexandra Lencastre

Provavelmente a maior atriz portuguesa dos últimos anos, Alexandra Lencastre é atualmente um dos grandes rostos da SIC, com quem assinou contrato de exclusividade em 2020.

Nascida em Lisboa, em 1965, o nome de Alexandra Lencastre confunde-se com a representação em geral em Portugal, com uma carreira dividida entre os palcos, o pequeno e o grande ecrã.

Não admira, portanto, que ao longo do tempo tenha sido distinguida com vários prémios nacionais e internacionais, como Globos de Ouro e até um Emmy.

É ainda apresentadora, tirando todo o partido da sua versatilidade e à-vontade perante as câmaras. No cinema, destaque para “O Delfim”, o clássico de Fernando Lopes que adapta o romance homónimo de José Cardoso Pies, ou “A Mulher que Acreditava Ser Presidente dos Estados Unidos da América”, de João Botelho.

Na televisão, realce para o clássico infanto-juvenil “Rua Sésamo”, uma das suas primeiras grandes participações no pequeno ecrã, ou “Ana e os Sete”, série onde dava azo a toda a sua sensualidade.

E, atualmente, Alexandra Lencastre faz parte do elenco principal da novela “Por TI”, ao mesmo tempo que apresenta na SIC Mulher o programa “Irresistível”.

Dânia Neto


Dânia Neto é a enésima prova viva de que a beleza e a representação podem ser conjugadas na perfeição, e prova-o enquanto uma das mais populares atrizes portuguesas da SIC.

Depois de ter iniciado a sua carreira na moda, tendo dado o rosto por várias marcas nacionais e internacionais, a jovem algarvia, nascida em 1983, deu o salto para a representação, que nunca mais abandonou.

Desde 2004, Dânia Neto já experimentou a ficção no pequeno-ecrã, mas também o cinema, com uma filmografia já considerável, especialmente dirigida por Leonel Vieira, que não dispensou os seus préstimos na sua trilogia de comédias “O Pátio das Cantigas”, “O Leão da Estrela” e “Alguém como Tu”.

Dânia Neto deu-se a conhecer aos portugueses com a série “Maré Alta”, da SIC, e depois passou pelos restantes canais, tendo integrado o elenco de várias ficções e novelas portuguesas.

Depois de um papel forte em “Vila Faia”, da RTP, Dânia Neto tinha o seu primeiro grande sucesso em “Laços de Sangue”, mais um título da SIC, estação com quem mantém contrato de exclusividade desde 2008.

É aí que encarna Miriam, em “Golpe de Sorte”, o seu grande papel até há data. Entretanto, atualmente, faz parte do elenco principal de “Por Ti”, a nova grande aposta da SIC para o horário nobre.


Dalila Carmo


Para quem acompanha minimamente a ficção portuguesa, seja na televisão ou nos palcos, o nome de Dalila Carmo será inevitavelmente incontornável.

Afinal de contas, é uma das mais respeitadas atrizes da atualidade, com uma carreira de grande respeito construída a pulso, tanto na televisão como no teatro e no cinema. A jovem actriz nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1974, e desde muito jovem que apostou na sua formação na representação, tendo tirado um curso de formação do respeitado Actor Studio, em Nova Iorque.

No ano seguinte estreava-se com estrondo na televisão portuguesa, com “Diário de Maria”, uma série juvenil que marcou o seu tempo. Rapidamente, a atriz mudou-se para a TVI, onde se manteve durante vários anos, em exclusividade.

Foi só em 2022 que a SIC a conseguiu convencer pela primeira vez a interpretar uma das suas novelas. Em “Por Ti”, Dalila Carmo é uma das vilãs principais. Entretanto, a actriz mantém vários planos para o cinema e para o teatro, onde já venceu um Globo de Ouro e um Prémio Sophia, este último pela sua interpretação de Florbela Espanca, no filme biográfico homónimo.

Bárbara Norton de Matos


O apelido Norton de Matos tem história em Portugal, seja no futebol, seja na representação. Bárbara Norton de Matos, atriz nascida em Lisboa em 1979, é filha do famoso antigo jogador de futebol, Luís Norton de Matos, e é um rosto recorrente nas televisões dos portugueses.

Desde que se estreou no elenco principal da novela da TVI, “Nunca Digas Adeus”, em 2001, que Bárbara Norton de Matos tem mantido uma carreira sólida na ficção nacional.

Depois de vários anos na estação de Queluz, mudou-se para a RTP e, atualmente, está na SIC. Desde 2017 passou pelas novelas “Paixão”, “Nazaré”, “Amor Amor” e ainda apresentou “Estamos em Casa”, um talk-show transmitido aos sábados de manhã pela estação de Carnaxide.

Também já fez cinema e editou dois livros em nome próprio. É ainda uma das influenciadoras nacionais com mais seguidores no Instagram.

Carolina Loureiro


Em 2011, Carolina Ribeiro apresentava-se aos portugueses e o seu sucesso rapidamente a levaram a dar o salto para a novela. Primeiro foi “Mundo ao Contrário” e, depois, “O beijo do Escorpião”.

No entanto, rapidamente se mudaria de armas e bagagens para a SIC, onde iria apresentar o Fama Show durante 4 anos. Tem dividido a representação com apresentação.

Nascida em Pombal, em 1992, Carolina Loureiro teve o seu grande papel como Nazaré Gomes, na novela “Nazaré”, da SIC, com que ainda hoje é reconhecida na rua.

Fora dos ecrãs manteve ainda uma relação muito badalada com o popular cantor, David Carreira, que durou dois anos, até 2017.

Filipa Areosa


Filipa Areosa tem tudo para ser o futuro da representação nacional enquanto atriz portuguesa da SIC. A jovem atriz combina criatividade e talento, de forma explosiva, além de ser dona de uma beleza misteriosa, que têm feito dela um caso recente de grande sucesso junto do grande público.

Nascida no Cartaxo, em 1990, a atriz teve a sua estreia como tantas outras jovens atrizes da sua geração: na série da TVI, “Morangos com Açúcar”, verdadeira instituição da ficção nacional.

Daí passou para a RTP, onde fez “Os Filhos do Rock”, e depois chegou à SIC, com a novela “Mar Salgado”. Atualmente, tem contrato de exclusividade com a estação de Carnaxide, que deposita grandes esperanças no seu talento.

Filipa Areosa faz parte do elenco de “Por Ti”, a grande aposta da SIC para o horário nobre, e é também uma das protagonistas de “O Clube”, no serviço de streaming da estação, OPTO SIC.

Entretanto tem feito algumas pequenas experiências no grande ecrã, em curtas e longas metragens, até porque a jovem atriz nunca escondeu o seu fascínio pelo cinema. Talvez esteja para breve um grande papel na sétima arte.



Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos..

Autor: author admin

Tiago Palha é um redator apaixonado por tudo o que tem a ver com o mundo das celebridades, tecnologia gastronomia, e muito mais. Siga-o nas redes sociais: Facebook | Twitter

0 comments:

Enviar um comentário