O Porto Canal é um canal generalista e abrangente, apenas com produção própria, com principal foco na cultura, na informação e no entretenimento, assim como no desporto. As apresentadoras do Porto Canal de ontem e de hoje estão entre as caras mais conhecidas de Portugal, e têm um futuro promissor.

Apesar de ser um canal relativamente jovem, o Porto Canal já tem o seu lugar bem consolidado na televisão portuguesa, graças a um crescimento e a um desenvolvimento sustentado e integrado. Nascido em 2006, o Porto Canal deixou de ser um canal dedicado à região do Porto para se dedicar a todo o território nacional em 2011, no mesmo ano em que o Futebol Clube do Porto o adquiriu e o transformou numa espécie de canal oficial do clube.

Principalmente desde que o jornalista Júlio Magalhães tomou posse como diretor-geral, em 2012, o Porto Canal tem conquistado o seu espaço e dado a conhecer vários nomes na apresentação, tendo inclusive alguns deles dado o salto para os maiores canais nacionais. Por isso, compilámos nas linhas abaixo as melhores apresentadoras do Porto Canal de ontem e de hoje.

Cristiana Gonçalves Pereira




A carreira de Cristiana Gonçalves Pereira, um dos rostos mais atraentes do Porto Canal, tem sido tudo menos monótona. Nascida em 1991, no Porto, Cristiana Gonçalves Pereira casou em 2018 com o jogador do Futebol Clube do Porto, Sérgio Oliveira, num muito badalado matrimónio que encheu as páginas das revistas cor-de-rosa.

Com efeito, Cristiana Gonçalves Pereira começou a dar nas vistas quando chega ao Porto Canal para apresentar o programa de informação desportiva, “Nas 4 Linhas”. Contudo, apesar de muito jovem, a apresentadora já tinha uma carreira na advocacia, que nunca abandonou, mesmo estando na televisão. Cristiana fez manchetes um pouco por todo o país depois de partilhar nas redes sociais que o companheiro, Sérgio Oliveira, a tinha pedido em casamento:
 “Para sempre contigo nunca será tempo suficiente para mim. Sim ao grande amor da minha vida”
Já no início de 2020, Cristiana Gonçalves Pereira voltou a mostrar que é uma mulher extremamente eclética, quando anunciou que passou a ser a nova proprietária da Best Models, provavelmente a mais importante agência de manequins em Portugal.

Fundada em 1999 por Alexandra Macedo, a Best Models foi agora adquirida por Cristiana Gonçalves Pereira, que assim se torna empresária a tempo inteira, ao mesmo tempo que frequenta uma pós-graduação em Organização e Gestão do Futebol Profissional, na Liga Portuguesa de Futebol.

Débora Sá




Já aqui falámos de Maria Cerqueira Gomes e é impossível não voltar a referir o se nome ao falar de Débora Sá. É que a apresentadora foi a muito badalada substituta de Maria Cerqueira Gomes quando esta se mudou para a TVI.

Foi um pequeno temor de terra que atingiu a televisão portuguesa em 2018. A SIC anunciou a contratação milionária de Cristina Ferreira à TVI, numa mudança que fez correr muita tinta. Por sua vez, a TVI virou-se para o Porto Canal, para recrutar Maria Cerqueira Gomes. E o Porto Canal virou-se para dentro e encontrou nas suas fileiras a substituta ideal para o programa “Olá Maria”: a jornalista Débora Sá.

A carreira da apresentadora do Porto Canal começou de forma muito peculiar. Foi precisamente ao lado de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha, no “Você na TV”, mas para apresentar o segmento de vendas da empresa “Viva melhor”. Foram anos a dar a cara pela marca de suplementos alimentares, antes de regressar ao Porto, para ingressar diretamente no Porto Canal.

Foi em “Consultório” que Débora Sá se deu a conhecer em nome próprios aos portugueses e onde construiu a sua reputação como uma das apresentadoras do Porto Canal. Débora Sá não era, contudo, uma desconhecida dos portugueses.


Um vídeo seu, num dos episódios de “Consultório”, tornou-se viral na internet: em direto, o cenário do programa caiu, atingindo a apresentadora na cabeça, num momento que correu os quatro cantos do mundo.

Carina Caldeira




Carina Caldeira é um nome que quase se confunde com a história do próprio Porto Canal. A apresentadora está na estação há mais de 10 anos, se bem que com algumas interrupções pelo meio. O seu crescimento tem sido no canal, aos olhos dos portugueses, que testemunharam a como se transformou numa das mais conceituadas apresentadoras do Porto Canal.

O apelido não engana: Carina Caldeira é filha de Adelino Caldeira, administrador da SAD do Futebol Clube do Porto. O peso do nome não teve nada a ver com a sua entrada no Porto Canal, uma vez que, quando isso aconteceu, o Futebol Clube do Porto ainda não era o proprietário majoritário da estação.


Carina Caldeira começou com “Sala de aulas”, um magazine diário de uma hora em direto. A apresentadora haveria de fazer uma pausa de 3 anos para ir estudar em Nova Iorque e, quando voltou, encontrámos uma apresentadora ainda mais confiante e experiente no pequeno ecrã.

Atualmente, Carina Caldeira é o rosto do “Glitter Show”, um programa de moda e lifestyle no Porto Canal, tendo participado ainda na quarta edição do “Dança com as estrelas”, o talent show da TVI de grande sucesso. Carina dá também que falar pelo seu corpo sensual nas redes sociais.

Susana Cunha Guimarães




Susana Cunha Guimarães é um dos nomes fortes entre as apresentadoras do Porto Canal, onde se encontra quase desde o início. A jornalista e apresentadora entrou para os quartos da estação em 2007, onde permanece até ao momento, conciliando a função de apresentadora com a de editora de programas. 

Jornalista de profissão, Susana Cunha Guimarães tem tido várias posições no canal, chegando às casas dos portugueses como pivô de informação do Porto Canal, apresentadora de programas como o “Consultório” e, atualmente, à frente do magazine desportivo da estação. Portista ferrenha, a adepta do Futebol Clube do Porto é ainda jornalista e editora na revista Dragões, do clube azul.

Recentemente, Susana Cunha Guimarães foi mãe do seu segundo filho, ao lado de Pedro Sotto Mayor. Aos 40 anos, a apresentadora e jornalista continua a ser uma das presenças mais vistosas do Porto Canal, graças à sua presença forte e atraente. Não é de admirar que a estação a tenha agarrado como uma das suas melhores profissionais.

Gabriela Relvas




Gabriela Relvas é uma das menos conhecidas apresentadoras do Porto Canal, estando a colaborar com a estação de televisão apenas desde 2018, quando começou a apresentar também o programa “Olá Maria.”

Gabriela é natural de Esmoriz e licenciada em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra, tendo a sua carreira no mundo televisivo começado com um estágio na Endemol Portugal. Ao longo da sua carreira já fez teatro, musicais, revista, séries televisivas, e novelas, passando pela RTP, SIC, TVI, Teatro Sá da Bandeira, Casino Estoril, e Tivoli.

Enquanto apresentadora, começou na TVI24 com o “Beat Generation” antes de passar para o entretenimento na Record TV. Esta experiência deu a Gabriela Relvas experiência para ir para a Direção de Comunicação da EDP, e mais tarde para o Porto Canal.

Maria Cerqueira Gomes




É impossível fazer um artigo sobre as apresentadoras do Porto Canal e não falar em Maria Cerqueira Gomes, possivelmente o maior nome de destaque da curta história do canal. Maria Cerqueira Gomes fez correr muita tinta, quando protagonizou uma das grandes transferências da televisão portuguesa, ao ter sido contratada pela TVI para substituir Cristina Ferreira no seu programa da manhã, o ‘Você na TV!’.

Nascida no Porto, em 1983, Maria Cerqueira Gomes começou a sua carreira na moda, no ano 2000, quando se estreou nas passarelas do Portugal Fashion, pela mão do estilista Miguel Vieira. Apesar da televisão se ter tornado na sua profissão muito rapidamente, a moda e o lifestyle nunca abandonaram a apresentadora e modelo, que já em 2017 lançou o blogue “Come on Mary!”, dedicado precisamente a estes dois temas.

Maria Cerqueira Gomes começou no Porto Canal em 2006, onde permaneceu durante 12 anos. Começou no programa “Porto de Abrigo”, mas rapidamente teve o seu próprio programa, em nome próprio, chamado “Olá Maria!”. Foi esse talk-show que chamou a atenção da TVI e de Manuel Luís Goucha quando, em 2018, a chamaram para substituir Cristina Ferreira no “Você na TV”, o maior programa das manhãs da televisão portuguesa.



Depois de um início menos bom, em que a apresentadora acusou um pouco a pressão da mudança, Maria Cerqueira Gomes começou a conquistar o seu espaço e, atualmente, tem sido apresentadora da TVI também em outros formatos.

Já em 2019, foi a escolhia para apresentar o programa de talentos “A Tua Cara Não me é Estranha”, provando estar perfeitamente em sintonia com a administração do canal, onde já se tornou num dos principais rostos da estação.

Desde então, no entanto, existem rumores de que Maria Cerqueira Gomes vai em breve passar a ser apenas repórter na estação de Queluz de Baixo, devido aos problemas financeiros da TVI.


(Carregue para aumentar)

Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos..

Autor: author Tiago Palha

Tiago Palha é um redator apaixonado por tudo o que tem a ver com o mundo das celebridades, tecnologia gastronomia, e muito mais. Siga-o nas redes sociais: Facebook | Twitter

0 comments:

Enviar um comentário