O Canal 11 é um canal exclusivamente dedicado ao desporto, lançado na grelha da televisão por cabo portuguesa em 2019 pela Federação Portuguesa de Futebol. As apresentadoras do Canal 11 estão entre as mais talentosas da televisão nacional.

É um canal mais informal e dinâmico, dedicado não apenas à transmissão de partidas de várias modalidades, mas também à criação de conteúdo que aprofunda mais os intervenientes desportivos do que os seus concorrentes diretos estão habituados a fazer.

Com uma linguagem também mais jovem e direta, o Canal 11 foi uma lufada de ar fresco que chegou à televisão portuguesa. Um dos seus principais conceitos diferenciadores é que não é um canal de futebol, mas sim um canal sobre futebol.

Para isso contribuiu também a grelha de programação original e alternativa e, claro, uma equipa de profissionais especializados e com uma abordagem bem contemporânea à frente das câmaras. Eis algumas das principais caras do Canal 11 na atualidade.

Andreia Sofia Matos




Andreia Sofia Matos é outra das principais caras do Canal 11 e a prova viva de que o futebol (e o desporto em geral) já não é mais do que um domínio exclusivo dos homens.

A própria já revelou publicamente que, no início da sua carreira, teve que enfrentar alguns obstáculos, especialmente relacionados com a desconfiança com que era vista pelos seus pares masculinos.

A jornalista e apresentadora, aos 33 anos, consolidou já a sua reputação no mundo da actualidade desportiva nacional, graças a um profissionalismo impagável e um rigor acima da média. Antes do Canal 11, Andreia Sofia Matos também já tinha passado pela Bola TV, o canal do mítico jornal desportivo nacional homónimo, onde esteve durante 3 anos.

Na Bola TV, nomeadamente no magazine “Footbola”, a jornalista conviveu com grandes nomes da televisão desportiva, como José Manuel Freitas ou o mítico Paulo Futre.

Formada em jornalismo pela Escola Superior de Educação de Viseu, a jornalista passou ainda pela rádio, onde começou a sua carreira profissional, e pela Rede Record, onde apresentou o seu primeiro programa informativo, o “Fala Portugal”.

Sofia Oliveira




Sofia Oliveira é outra das jornalistas e apresentadoras do Canal 11 que ajudou a desconstruir definitivamente a imagem de que o futebol é uma coisa apenas de homens.

Sem papas na língua e sem problemas em dar a sua opinião sobre os jogos e os respetivos intervenientes, Sofia Oliveira já criou alguns ódios de estimação no desporto português, com destaque para o episódio com o treinador da equipa sub-23 do Leixões, José Augusto Faria, que em declarações altamente machistas e infelizes declarou que “o futebol tem de ser dos homens do futebol” ao invés “das Sofias desta vida”.

A jornalista tem demonstrado uma grande verticalidade e continua a mostrar o seu trabalho irrepreensível no Canal 11, depois de um curto período em que passou pela Sporting TV. Ela é a cara de “Futebol a Sério”, um programa de análise técnica do desporto-Rei, em Portugal, onde analisa e compara vários aspetos técnico-táticos das equipas nacionais.

Nas redes sociais, Sofia Oliveira gere ainda o canal de Youtube “De Cadeirinha”, onde entrevista várias personalidades do futebol português. Ela é, provavelmente, a jornalista desportiva com maior impacto nas redes sociais nacionais, percebendo como ninguém que esta é a forma mais direta e dinâmica de chegar ao público nacional, especialmente o mais novo.

Daí que seja também o nome da televisão desportiva, mas popular junto das comunidades mais jovens.

Sara Freitas




O talk-show “Amor à Camisola” começou por ser apresentado por Andreia Sofia Matos, mas rapidamente passou para uma das outras apresentadoras do Canal 11: Sara Freiras. Esta tornou-se no rosto do programa juntamente com Mariana Inês Pedroso.

Cada vez se vê mais mulheres a falar de futebol e o Canal 11 tem sabido aliar beleza e profissionalismo, ajudando a construir um novo paradigma na televisão nacional. “Amor à Camisola” é um talk-show diário, com uma abordagem positiva às histórias do futebol, que convida várias personalidades ligadas ao futebol de forma direta ou indireta.

Sara Freitas estudou Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e, depois de ter trabalhado no laboratório de Infografia dessa instituição, deu o salto para o Canal 11, onde se mantém como uma das grandes apostas da estação.

Juntamente com Sofia Oliveira e Andreia Sofia Matos, Sara Freitas é um dos principais rostos na nova geração do jornalismo desportivo no feminino, que veio provar ao grande público que não é apenas uma cara bonita, mas uma profissional de excelência.

Mariana Inês Pedroso




Mariana Inês Pedroso juntou-se ao Canal 11 depois de ter estado na TVI e se ter tornado numa das mais conhecidas apresentadoras da estação de Queluz de Baixo, tendo ganho muitos seguidores online pelo seu profissionalismo e beleza.

A apresentadora faz parte da equipa do Canal 11 desde 2019, tendo deixado o canal de televisão da Media Capital e passado para o canal da Federação Portuguesa de Futebol. Saiu da TVI quando muitas outras apresentadores se preparavam para sair.

Iva Domingues




Iva Domingues já saiu do canal mas tem menção honrosa. Quando surgiu, o Canal 11 procurou inovar na sua abordagem ao desporto e, para isso, o diretor Nuno Santos recorreu a uma série de novos jornalistas, que incutissem sangue novo na estação, mas também a algumas caras conhecidas, que pudessem complementar a equipa com alguma experiência.

Foi nesta perspetiva que Iva Domingues se tornou numa das apresentadoras do Canal 11. Lá, a apresentadora assumiu o “Virar o Jogo”, um programa de entrevistas que contou também com a ajuda do Actor Ângelo Rodrigues (e que viria a ser também um dos entrevistados).

Foi ainda a apresentadora, em 2019, da Gala Quinas de Ouro, transmitida em direto pelo Canal 11. Licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, Iva Domingues começou na rádio, nomeadamente na Rádio Comercial. A entrada na televisão fez-se pela TVI, à frente do programa “Cocktail Nacional”.

A partir daí, Iva Domingues fez um percurso sempre ascendente na estação, tendo apresentado reality shows, concursos e espetáculos em horário nobre, como é o caso do reality show “Big Brother Famosos”, o concurso “Quem Quer Ganha” ou o programa de variedades “Sábado Especial”.

Foi ainda várias vezes a substituta de Cristina Ferreira no “Você na TV”, ao lado de Manuel Luís Goucha, durante a ausência dessa por motivos de força maior. Atualmente, depois da experiência no Canal 11, regressou à TVI, onde é a cara do “Parabéns, Portugal”.

(Carregue para aumentar)


Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos..

Autor: author admin

Tiago Palha é um redator apaixonado por tudo o que tem a ver com o mundo das celebridades, tecnologia gastronomia, e muito mais. Siga-o nas redes sociais: Facebook | Twitter

0 comments:

Enviar um comentário