A RTP (Rádio e Televisão de Portugal) é a estação televisiva portuguesa pública, responsável atualmente por 8 canais televisivos e 15 canais de rádio diferentes. São várias as figuras histórias do canal, e aqui olhamos para apresentadoras da RTP.

Criada em 1954, a história da RTP confunde-se com a história de toda a televisão em Portugal, tendo marcado gerações com os seus programas e profissionais ao longo de mais de 70 anos de história. A RTP é assim um canal de referência, que faz parte da memória coletiva nacional, tendo dado ao país uma escola de apresentadores única.

Atualmente, a RTP mantém-se como uma marca de referência no entretenimento e na apresentação. Os seus apresentadores e apresentadoras marcam o quotidiano de quem segue os canais nacionais. Assim, conheça de seguida quem são as apresentadoras que fazem a atualidade da RTP e da sua grelha de entretenimento e informação.

Catarina Furtado

Catarina Furtado

Catarina Furtado é uma das apresentadoras da RTP mais conhecidas. A apresentadora, atriz e também embaixadora de Boa Vontade das Nações Unidas continua a conservar o estatuto de namoradinha dos portugueses, uma imagem que vem cultivando desde que surgiu no concorrente canal privado, SIC.

Além disso, é ainda conhecida por abraçar várias causas solidárias. Atualmente apresenta “Aqui mandam as crianças”, um programa de entretenimento em horário nobre nos fins-de-semana, além de ser uma das habituais apresentadoras da RTP em galas especiais.

Foi, por exemplo, uma das apresentadoras do festival da canção da Eurovisão, organizado em Lisboa em 2018. Uma das suas maiores revelações foi já ter sido apanhada a fazer sexo em público.

Sónia Araújo

Sónia Araújo

Sónia Araújo é uma das caras das manhãs da televisão portuguesa. Mantém-se na Praça da Alegria, uma das referências da programação da RTP, desde 1996, tendo partilhado já o tempo de antena com vários outros apresentadores de referência, como Manuel Luís Goucha.

Além disso, costuma ser um dos nomes escolhidos para apresentar determinadas galas ou programas especiais do canal público, tendo sido, por exemplo, uma das coapresentadoras da gala das 7 Maravilhas Doces de Portugal já em 2019.

Sónia sempre se destacou um pouco pela sua sensualidade, tendo várias vezes sido elogiada pelos seguidores nas redes sociais por isso mesmo.

Tânia Ribas de Oliveira

Tânia Ribas de Oliveira

Tânia Ribas de Oliveira tem construído uma carreira bem interessante enquanto uma das apresentadoras da RTP, sendo atualmente um dos nomes de destaque das tardes do canal público. Em frente das câmaras desde 2003, quando apresentou o programa de talentos “Operação Triunfo”, Tânia Ribas de Oliveira é uma antiga jornalista que já apresentou um pouco de tudo.

Da “Há Festa na Volta”, o programa que conjuga entretenimento com a desportiva Volta a Portugal em Bicicleta, aos concursos de talentos ou galas especiais, Tânia Ribas de Oliveira também já fez parte de programas míticos, como “Praça da Alegria”. Atualmente, apresenta “A nossa tarde”, o principal programa da RTP para as tardes dos seus dias de semana.

Serenella Andrade

Serenella Andrade

Serenella Andrade é, atualmente, um dos nomes históricos da RTP. No canal público desde 1991, quando começou a apresentar o concurso “Jogo de Cartas”, Serenella tem construído uma reputação intocável no mundo do entretenimento.

Foi a cara do mítico “Casa Cheia” durante dois anos e é bem conhecida dos portugueses por apresentar várias extrações dos números da lotaria ou do totoloto. Atualmente a apresentadora da RTP sido também chamada para várias galas, como a dos Casamentos de Santo António, que apresentou em 2019 juntamente com a sua colega Isabel Angelino.

Filomena Cautela

Filomena Cautela

Filomena Cautela será de referência uma das mais jovens apresentadoras da RTP. Começou como atriz tendo chegado à televisão em séries como “Bocage”, “Conta-me como foi” ou “Cidade Despida”.

No entanto, em 2005 passa para a apresentação ao vencer o MTV VJ Casting, lançado para escolher o novo apresentador da MTV Portugal. Em 2011 estreia-se na RTP, no segundo canal, com o programa “Fá-las Curtas” e, a partir daí, estabeleceu-se como uma das novas caras da estação pública.

Em 2018 apresenta o festival da canção da Eurovisão organizado em Portugal, o que repete no ano seguinte, e em 2019 é também a cara da Gala dos prémios da Música Portuguesa, Play. No entanto, é no talk show “5 para a meia-noite”, que apresenta desde 2015 até há data, que Filomena Cautela se estabelece, com um registo entre o informativo e o humorístico que continua a dar cartas e a marcar pela diferença na televisão nacional.

Fátima Campos Ferreira

Fátima Campos Ferreira

No campo da informação, Fátima Campos Ferreira é, atualmente, o nome de referência na RTP. A jornalista e apresentadora, que está no canal público desde 1987, tem um passado em várias rubricas informativas, tendo passado a fazer parte do dia-a-dia dos portugueses quando se tornou pivot do “Telejornal” em 1995.
Esteve também no segundo canal da RTP, antes de passar a dirigir o “Prós e Contras”, um programa de debates em horário nobre que é uma referência do género. Além disso, já apresentou outras situações esporádicas pontuais, como foi o caso do casamento real de Felipe e Letizia Ortiz de Espanha, em 2004.

(Carregue para aumentar)


Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos..

Autor: author Tiago Palha

Tiago Palha é um redator apaixonado por tudo o que tem a ver com o mundo das celebridades, tecnologia gastronomia, e muito mais. Siga-o nas redes sociais: Facebook | Twitter

0 comments:

Enviar um comentário