Ana Peneda Moreira é uma jornalista portuguesa que trabalha na SIC e SIC Notícias, onde é pivô e repórter especializada na editoria de sociedade e onde é já uma veterana na industria.

É formada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e iniciou a sua carreira na Rádio Clube da Covilhã em 2002. Em 2004, ingressou na SIC Notícias, onde cobriu temas como a crise financeira, as eleições presidenciais, o caso Maddie ou o julgamento de José Sócrates.

Em 2005, teve uma breve passagem pela Media Capital de cinco meses, mas regressou à SIC no ano seguinte.

Onde nasceu Ana Peneda Moreira e que idade tem?


Não há informação disponível sobre a idade e data de nascimento de Ana Peneda Moreira, apesar de ser uma das mais populares pesquisas relacionadas com a jornalista. Esta prefere manter a sua vida pessoal em privacidade e focar-se no seu trabalho jornalístico.

Ana Peneda Moreira nasceu em Covilhã, uma cidade do distrito de Castelo Branco. Cresceu numa família ligada à comunicação social, pois o seu pai era jornalista e o seu avô era dono de um jornal local, segundo informação disponível. A jornalista feminina da SIC Noticias desenvolveu desde cedo o gosto pelo jornalismo e pela escrita.

O podcast “Justiça sem código”


Uma das suas paixões é o jornalismo judicial, que a levou a criar o podcast “Justiça sem código”, em 2019. Neste espaço, ela entrevista advogados, juízes, procuradores e outros especialistas sobre temas jurídicos de interesse público, como a violência doméstica, a corrupção, os direitos humanos ou a liberdade de expressão.

O objetivo é explicar as leis e os processos judiciais de forma simples e clara, sem recorrer a termos técnicos ou complexos. O podcast já conta com mais de 50 episódios e tem milhares de ouvintes.

O podcast nasceu da vontade de Ana Peneda Moreira de aproximar os cidadãos da justiça e de esclarecer as dúvidas que muitas vezes surgem sobre o funcionamento do sistema judicial. Esta considera que o jornalismo judicial é uma forma de serviço público e de defesa da democracia e também acredita que o jornalismo judicial deve ser feito com rigor, isenção e respeito pelos intervenientes nos processos.

Ana Peneda Moreira na Ucrânia


Outro desafio que Ana Peneda Moreira enfrentou foi ser enviada especial da SIC na Ucrânia, em janeiro de 2023. Durante duas semanas, ela acompanhou a escalada de tensão entre o país e a Rússia, que ameaçava invadir o território ucraniano.

Ela esteve em Kiev, capital da Ucrânia, onde entrevistou políticos, militares e civis sobre a situação. Ela também visitou a linha da frente do conflito, onde presenciou os combates entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos. Ela relatou as histórias de dor, medo e esperança dos habitantes da região.

Ana Peneda Moreira disse que foi o pior momento da sua viagem quando teve que abandonar Kiev por questões de segurança. Ela confessou que se sentiu a despir a frieza que tem que ter no terreno e que começou a pensar nas pessoas que conheceu e que ficaram para trás e afirmou que o som dos corvos vai ficar eternamente na sua cabeça como um símbolo da guerra.

A jornalista contou que foi uma experiência marcante e difícil, mas também enriquecedora e gratificante. Ela disse que aprendeu muito sobre a cultura e a história da Ucrânia e que ficou impressionada com a resistência e a coragem do povo ucraniano.

Ela disse que se sentiu honrada por poder contar as suas histórias ao mundo. Recorde-se que a Rússia lançou a sua invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

O reconhecimento pelo seu trabalho


Ana Peneda Moreira é uma jornalista que se destaca pelo seu rigor, objetividade, assertividade e sobriedade. É uma referência incontornável no jornalismo português atual, que aborda temas relevantes para a sociedade com inteligência e sensibilidade, além de ser uma profissional de nível superlativo, que inspira outros pela sua dedicação e talento.

A jornalista tem recebido vários elogios e reconhecimentos pelo seu trabalho, tanto por parte dos seus colegas como por parte dos seus entrevistados e tem sido convidada para participar em conferências, debates e eventos sobre jornalismo e comunicação.

Também tem sido distinguida com prémios e nomeações em diversas categorias. Ana Peneda Moreira é uma jornalista que conta histórias de justiça e sociedade com um charme discreto só acessível aos grandes profissionais. É uma voz credível e influente no panorama mediático nacional.
Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos..

Autor: author admin

Tiago Palha é um redator apaixonado por tudo o que tem a ver com o mundo das celebridades, tecnologia gastronomia, e muito mais. Siga-o nas redes sociais: Facebook | Twitter

0 comments:

Enviar um comentário