As jornalistas da RTP trabalham incansavelmente pela estação, que é a mais antiga da televisão portuguesa, e a que mais tem contribuído para o jornalismo televisivo, não fosse o Telejornal, com mais de 60 anos de existência, justamente o programa de televisão mais antigo da história desta tecnologia em Portugal.

Durante a história daquele que foi, por muitos anos, o principal canal nacional, inúmeros foram os jornalistas a quem deu palco para uma carreira de grande prestígio. A RTP também goza, ainda hoje em dia, da reputação de produzir os melhores noticiários da televisão portuguesa.

Como tal, não é de estranhar que muitas sejam as jornalistas de grande talento associadas a este canal lendário. De seguida, daremos a conhecer os nomes de algumas das mais famosas.

Dina Aguiar


Dina Aguiar é conhecida por ser a jornalista com mais tempo de antena da história da TV portuguesa. Nascida em Vila Nova de Foz Coa, a 14 de Março de 1953, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas Inglês/Português na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e deu início à sua carreira jornalística em 1978, enquanto apresentadora do “Informação 2”, o antigo telejornal de horário nobre da RTP2.

Um pouco mais tarde acabou por se tornar pivot do Telejornal, função que desempenhou por mais de 10 anos. Apresentou, também, diversos outros programas na RTP, entre eles “O País Real”, “País, País” e “Portugal em Direto”, que ainda continua a apresentar.

Dina Aguiar trabalha, também, como artista plástica, tendo já um longo historial de exposições artísticas, tanto em Portugal quanto no estrangeiro.

Fátima Campos Ferreira


Fátima Campos Ferreira é, sem sombra de dúvida, uma das caras mais conhecidas da história do jornalismo português. Nasceu a 4 de Abril de 1958 em Lisboa e estreou-se enquanto apresentadora no programa “Bom Dia”, da RTP.

Em 1988 começa a apresentar o “Jornal da Tarde”, trabalho esse que mantém até 1994, ano em que se inicia no Telejornal enquanto apresentadora. Foram 8 anos como pivot de um dos principais telejornais do país, até que em 2002 é transferida para a RTP2 e torna-se na cara do “Jornal das 2”.

Manteve-se na função durante cerca de 1 ano, tendo, de seguida, apresentado o “Prós e Contras”, na RTP1, durante 18 anos. Atualmente trabalha como apresentadora do “Primeira Pessoa”.

Candida Pinto


Nascida em Torres Vedras em 1964, começou por fazer parte da formação original da SIC, tendo pouco tempo depois trabalhado para a RTP e TSF. Pode dizer-se que foi na SIC que ganhou notoriedade e passou a ser considerada uma das melhores repórteres do país, tendo-se especializado em reportagem de guerra e realizado a cobertura de diversos conflitos de grande importância histórica, como é o caso do Kosovo em 1999 e Afeganistão e Timor em 2001.

O seu impacto no universo da informação levou-a a receber diversos prémios de jornalismo ao longo das décadas. Em 2018 voltou para a RTP, passando agora a integrar a direção do canal.

Leia também: Conheça as mais populares jornalistas femininas da RTP3

Cristina Esteves


Licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa e em 1991 iniciou as suas funções enquanto apresentadora da RTP, tendo estado à frente de programas como “Grande Área” e “Você Decide”.

Começou a desempenhar as suas funções como jornalista e pivot de programas de informação em 1996, tendo desde aí sido uma cara assídua neste tipo de conteúdo, tanto na RTP1, quanto na RTP3. Hoje continua com a RTP, sendo uma das jornalistas mais ativas, conhecidas e renomadas do canal.

Maria Elisa Domingues


Nascida em Lisboa em 1950, Maria Elisa Domingues é uma das caras mais conhecidas de sempre do jornalismo português. Em particular, da RTP, estação com a qual trabalha desde 1971, fazendo dela uma das jornalistas com maior tempo de antena ainda no ativo.

Maria Elisa é particularmente conhecida por ter apresentado o Telejornal durante muitos anos, tendo sido assim que ganhou a sua popularidade junto do público português.

Para além da sua carreira televisiva, Maria Elisa também é conhecida pelo desempenho de outras funções de alta importância, entre elas assessora de imprensa da primeira-ministra Maria de Lourdes Pintasilgo, bem como conselheira cultural da Embaixada de Portugal em Londres, entre 2004 e 2006.

Márcia Rodrigues


Márcia Rodrigues é mais uma grande jornalista da RTP que vale a pena mencionar neste artigo. É particularmente conhecida pelos seus trabalhos durante tempos de guerra e crise, tendo já, por diversas vezes, sido a enviada principal da RTP para cenários de guerra, particularmente em conflitos no médio oriente.

Também cobriu diversas vezes o conflito Israelo-Palestiniano e viajou por praticamente todos países afetados por climas de guerra e violência. Atualmente mantém-se com a RTP, mas enquanto correspondente nos Estados Unidos.

Leita também: Conheça as apresentadoras da RTP

Estela Machado


Estela Machado foi uma das mais bem-sucedidas jornalistas e pivôs da RTP e recorda-se sempre que começou a sua carreira’ por baixo,’ mesmo já fazendo televisão há quase 20 anos, tendo começado a fazer rádio aos 14 anos. Serve agora como diretora-adjunta do Porto Canal.

O ritmo de trabalho na indústria televisiva, especialmente para uma pivô como Estela Machado, que precisa estar sempre atualizada com as últimas notícias, é acelerado. No entanto, para ela, isso não se deve ao fato de ser "viciada em notícias", mas sim, ao seu compromisso de estar "sempre a mil" para entregar informações precisas e atualizadas ao público.

Ana Lourenço


Nascida a 20 de Junho de 1973, Ana Lourenço é hoje uma das caras mais conhecidas do jornalismo português, o que em grande parte deve-se ao seu papel enquanto apresentadora do Telejornal da RTP1 aos fins de semana.

Apesar de se ter licenciado em Antropologia, Ana Lourenço optou por enveredar por uma carreira de jornalista logo desde muito cedo, tendo começado em rádios piratas e mais tarde, em 1994, sido recrutada pela TVI para apresentar o Novo Jornal. Entre 2000 e 2016 foi uma das principais jornalistas da SIC Notícias, levando assim a RTP a lutar pela sua contratação, o que culminou numa carreira de grande sucesso na família RTP.
Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos..

Autor: author admin

Tiago Palha é um redator apaixonado por tudo o que tem a ver com o mundo das celebridades, tecnologia gastronomia, e muito mais. Siga-o nas redes sociais: Facebook | Twitter

0 comments:

Enviar um comentário