Ainda que Portugal não seja internacionalmente conhecido pelo seu talento artístico no que toca à representação, não deixa de ter um excelente historial de atrizes que vêm há já décadas a produzir um trabalho de qualidade exemplar. Algumas atrizes portuguesas com mais de 40 anos merecem ainda ser celebradas pelas suas incríveis carreiras.

De seguida listamos alguns dos nomes femininos mais sonantes do universo da representação, tanto pelo seu talento como pela sua popularidade, que em alguns casos lhes valeu mesmo reconhecimento internacional e participação em alguns dos filmes mais prestigiados de sempre.

Ainda que Portugal não seja internacionalmente conhecido pelo seu talento artístico no que toca à representação, não deixa de ter um excelente historial de atrizes que vêm há já décadas a produzir um trabalho de qualidade exemplar, seja no teatro, na televisão ou no cinema.

Algumas dessas atrizes portuguesas preservam a sua relevância e continuam a marcar presença assídua no mundo do espetáculo, tanto a nível nacional quanto internacional.

Alexandra Lencastre


Nenhuma lista de atrizes portuguesas com mais de 40 anos ficaria completa sem Alexandra Lencastre, uma atriz que marcou uma geração pela sua participação em vários programas nacionais, nos quais mostrou o seu incrível talento.

Em 1986, Alexandra Lencastre abandonou o curso de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para ingressar na Escola Superior de Teatro e Cinema. Sua primeira aparição televisiva foi na série infantil “Rua Sésamo” em 1990 e desde então participou em vários projetos na TV, teatro e cinema. Nas novelas “A Única Mulher” e “Destinos Cruzados” na TVI, foi destacado.

Além disso, atuou como jurado nos programas “A Tua Cara Não Me É Estranha” e “Dança Com as Estrelas


Maria de Medeiros


Nascida em Lisboa a 19 de agosto de 1965, Maria de Medeiros merece, certamente, uma posição de destaque numa lista das atrizes portuguesas mais populares acima dos 40 anos.

Ainda que já não seja muito mediática em Portugal, é uma das atrizes portuguesas mais conhecidas de sempre por ter participado em clássicos universalmente aclamados, como é o caso de "Pulp Fiction", onde contracenou com Bruce Willis, e "Henry & June". Para além do seu talento enquanto atriz, Maria de Medeiros, também é conhecida por ser uma artista multifacetada, tendo já atingido algum sucesso enquanto realizadora.

Maria João Bastos


Maria João Bastos é uma atriz portuguesa com mais de 40 anos natural de Benavente. Apesar dos seus 47 anos, é ainda uma das mais belas atrizes portuguesas. Não só bela, como também talentosa e dona de uma das carreiras de maior prestígio entre todas as atrizes portuguesas ainda no ativo.

Para além das muitas produções nacionais em que já participou, que a tornaram num rosto muito querido do público nacional, sendo muito conhecida pelos seus papéis em produções como "Médico de Família", "Inspetor Max" e “O Clone”, bem como uma carreira de teatro de fazer inveja, que demonstra bem a sua versatilidade no mundo do espetáculo.

Leia também: 18 atrizes portuguesas da TVI que marcaram o canal

Maria do Céu Guerra


Nasceu em Lisboa, a 26 de Maio de 1943 e é, sem qualquer sombra de dúvida, uma das atrizes portuguesas mais aclamadas e respeitadas de sempre. Destaca-se, especialmente, pela sua presença em imensas produções nacionais, bem como pelos seus papéis em filmes como “O Mar-Amado" e “Os Gatos não Têm Vertigens".

Ao longo da sua carreira já ganhou diversos prémios de grande importância, entre eles o Globo de Ouro para Melhor Atriz de Teatro.

Beatriz Batarda


Nasceu em Londres a 11 de abril de 1974, mas cresceu em Lisboa, onde frequentou o Lycée Français Charles Lepierre

A sua carreira cinematográfica teve início com a longa-metragem “Tempos Difíceis” (1988), tendo, mais tarde, entrado em produções de ainda maior destaque, como é o caso de “Vale Abraão” (1993), “A Caixa” (1994), “Elas” (1997) entre diversos outros. Em 1998 viu o seu talento e carisma reconhecidos ao ser escolhida para fazer parte do programa “Shooting Stars”, da European Film Promotion.

No teatro, por sua vez, fez a sua estreia como atriz em 1994, com “O Conto de Inverno” de Shakespeare, e como encenadora, em 2010, com “Olá e Adeusinho”, de Athol Fugard.

Na televisão, onde tem menos experiência, iniciou-se em 2018, com a série televisiva “Sara”, na RTP2. É conhecida por ter estado numa relação amorosa com Bruno Nogueira, com o qual teve a sua terceira filha. Tem sido, regularmente, reconhecida como atriz de grande talento, contando já com uma nomeação dos Globos de Ouro para Melhor Atriz.

Inês de Medeiros


Inês de Saint-Maurice Esteves de Medeiros Victorino de Almeida é uma atriz, realizadora e política portuguesa. Entrou na sua primeira longa-metragem logo aos 10 anos de idade, realizada pelo seu próprio pai. Este foi o primeiro de 30 filmes que viria a fazer, possuindo hoje uma um historial filmográfico de fazer inveja.

Em 1997 foi premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Cinema em Portugal, e foi, também, assistente de realização de Joaquim Pinto e João César Monteiro. Em 2017 assumiu um papel de importância no universo político, tornando-se Presidente da Câmara Municipal de Almada pelo Partido Socialista.

Teresa Tavares


Teresa Tavares é uma das atrizes de maior sucesso das últimas duas décadas. Nascida na Azambuja, a 29 de dezembro de 1982, estreou-se profissionalmente em 2000, com o grande sucesso televisivo Jardins Proibidos.

Desde então construiu uma carreira de grande impacto, não só na televisão nacional como também no cinema e no teatro, transformando-se num dos nomes artísticos mais aclamados da sua geração.

Teresa Tavares também goza de diversos projetos internacionais no seu currículo, e foi em 2012 uma das fundadoras do Teatro do Vão. A atriz tem no seu currículo uma multitude impressionante de trabalhos televisivos, entre eles “Jardins Proibidos” (2000-2001), “A Minha Família É uma Animação” (2001-2002), “Anjo Selvagem” (2001-2003), “Morangos com Açúcar” (2003-2004) e “Inspector Max” (2004). Já no cinema marcou presença em filmes como “Voyeur 2” (2007), “Santuário” (2007) e “Off” (2008).

Leonor Silveira


Leonor Silveira é uma atriz portuguesa particularmente conhecida pela sua participação em filmes do aclamado realizador Manoel de Oliveira, entre eles "Os Canibais" (1988) e "Vale Abraão" (1993). Membro da Academia de Belas-Artes de Paris, desde 2009, Leonor Silveira estudou Relações Internacionais na Universidade Lusíada de Lisboa e trabalhou como assessora no Ministério da Cultura.

Com um passado surpreendentemente multifacetado, chegou até mesmo a desempenhar o cargo de Vice-Presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual.

No que toca à sua carreira de atriz, destaca-se por participações em diversas grandes produções nacionais, entre elas "A Divina Comédia" (1991), "Viagem ao Princípio do Mundo" (1997), "Party" (1996), "O Convento" (1995) , "Inquietude" (1998), “A Carta”(1999), “Palavra e Utopia”(2000), “O Princípio da Incerteza”(2001) e “Um Filme Falado”(2003). Também participou em produções de João Botelho, Joaquim Pinto, Luís Galvão Teles, Vicente Jorge Silva, Carlos Conceição e João Nicolau.

Destacamos, também, a participação da atriz portuguesa com mais de 40 anos em diversos festivais internacionais de cinema, entre eles o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde, Festival Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Internacional de Cinema de Marraquexe, entre diversos outros.
Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos..

Autor: author admin

Tiago Palha é um redator apaixonado por tudo o que tem a ver com o mundo das celebridades, tecnologia gastronomia, e muito mais. Siga-o nas redes sociais: Facebook | Twitter

0 comments:

Enviar um comentário