Mónica Martins, a promissora pivô da SIC Notícias nascida em 1992 partilha uma paixão profunda pelo jornalismo desde tenra idade. Natural do Algarve, Mónica recorda que, ainda criança, nunca desejou ser outra coisa senão jornalista. Esta determinação precoce conduziu-a a um percurso académico e profissional notável, moldado pela dedicação e uma incansável busca pela excelência.

Apesar de ter inicialmente estudado Educação Social, Mónica seguiu o seu verdadeiro chamamento ao completar um mestrado em Comunicação Social em Lisboa. Esta mudança de trajetória foi apenas o início de uma viagem fascinante no mundo da comunicação.

Em 2016, Mónica juntou-se à equipa da SIC Notícias, iniciando assim a sua carreira na estação de Paço de Arcos, onde se cimentou como uma jornalista de qualidade exemplar.
 

Carreira na SIC Notícias


A transição de Mónica para o pequeno ecrã não foi imediata. Após um estágio de seis meses, seguido por um breve período de incerteza, Mónica recebeu a proposta que mudaria a sua vida: uma oportunidade de trabalhar na SIC Internacional no programa "Notícias de Portugal". A sua participação neste programa foi crucial, pois permitiu-lhe explorar aprofundadamente a natureza multifacetada do jornalismo, desde a coordenação e edição até à apresentação.

Trabalhar no "Notícias de Portugal" proporcionou a Mónica uma visão única sobre as necessidades informativas da diáspora portuguesa. Este desafio envolveu, não só a transmissão de notícias relevantes, mas também a habilidade de estabelecer uma ligação emocional com aqueles que, mesmo longe, procuram manter-se conectados com a sua terra natal.

Leia também: As mais populares jornalistas femininas da SIC Notícias

Estreia na "Edição da Manhã"


A sua estreia na "Edição da Manhã" da SIC Notícias ocorreu em janeiro de 2020, uma fase marcada pelo início da pandemia de COVID-19. Neste contexto, Mónica enfrentou, não só o desafio de adaptar-se a um novo formato de trabalho, como também a responsabilidade de informar o público num período de incerteza e constante mudança.

Relatar os acontecimentos durante a pandemia foi uma tarefa árdua, marcada por uma responsabilidade emocional e ética significativa. Mónica salienta a dificuldade em manter a objetividade e sensibilidade ao transmitir números que representam vidas humanas, uma tarefa que ela descreve como emocionalmente exigente.

A pandemia também trouxe desafios logísticos, com as equipas de jornalismo trabalhando em condições de isolamento. Esta realidade impactou a forma como Mónica e a sua equipa colaboraram, forçando-os a adaptar-se a uma nova dinâmica de trabalho.

Pode interessar: 12 Atrizes portuguesas da SIC que dão que falar

Coberturas Marcantes

Entre os vários desafios enfrentados, Mónica recorda a cobertura da morte de Carlos do Carmo como um dos momentos mais difíceis da sua carreira. Equilibrar o luto com a celebração de um novo ano foi uma experiência marcante e reveladora da complexidade do seu papel enquanto jornalista.

A ascensão das redes sociais trouxe uma nova dimensão à carreira de Mónica. Apesar de manter um perfil discreto nas redes, ela reconhece a influência destas plataformas na comunicação atual e a importância de manter uma presença equilibrada.

Inspiração e Referências no Jornalismo Português


Mónica Martins olha para colegas mais experientes, como Rodrigo Guedes de Carvalho, Clara de Sousa, e Teresa Dimas, como fontes de inspiração. Ela também destaca jornalistas da sua geração, como Sara Pinto e Sara Tainha, que, segundo ela, representam o futuro brilhante do jornalismo português.

Mónica Martins é um exemplo de perseverança e paixão pelo jornalismo. A sua trajetória é uma inspiração para futuros jornalistas e um testemunho do impacto que um indivíduo dedicado pode ter na sociedade. O seu compromisso com a verdade e a integridade na reportagem continua a moldar a maneira como as notícias são apresentadas em Portugal, consolidando-a como uma das vozes mais promissoras do jornalismo.
Faça as suas compras online através do Auchan e aproveite preços vantajosos..

Autor: author admin

Tiago Palha é um redator apaixonado por tudo o que tem a ver com o mundo das celebridades, tecnologia gastronomia, e muito mais. Siga-o nas redes sociais: Facebook | Twitter

0 comments:

Enviar um comentário